quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Seminário sobre os Lanceiros Negros - Rev. Farroupilha

Tema de seminário da Secretaria da Educação aborda lanceiros negros
O 4º Seminário da Cultura Gaúcha, promovido pela Secretaria da Educação, será realizado nesta sexta-feira (8) no auditório Dante Barone, na Assembléia Legislativa.
Os lanceiros foram negros que lutaram bravamente, conta-se que durante a Batalha dos Porongos, quando o exercito farrapo já não tinha mais forças, surgiram os lanceiros que tinham todo um vigor e eram de uma coragem invejável, fazendo com que a derrota posterior dos farrapos não fosse vergonhasa possibiltando então a assinatura de rendição honrosa como foi chamada na época. Nesta rendição ficou acertado por conta e risco do Barão de Caxias que eles seriam livres e incorporados pelo Exército aqui do RS, o Império (vencedor) queria que eles fosse o Rio. Na série e no livro a Casa das Sete Mulheres se tem a presença deste grupo.
O tema do evento, Lanceiros Negros, será abordado pelos palestrantes, assim como a apresentação artística do Grupo Raízes D'África. As atividades então programadas para começarem às 9h. O objetivo do seminário é mostrar a visão dos negros em relação à sua participação na cultura gaúcha por meio do movimento negro, resgatando a história dos Lanceiros Negros.
Também serão apresentadas as iniciativas da SEC para o resgate da cultura afro no Estado. Confira a programação das atividades:
Manhã João Carlos dos Santos - Membro dos Lanceiros Negros Contemporâneos de Porto Alegre Rosa Claudete Vaz Duarte - Movimento Negro de Pinheiro Machado
Edegar Pereira Barboza - Educação Afro-brasileira da SEC
Tarde Projeção do filme Neto Perde Sua Alma
Debate sobre o filme

Apresentação artística do Grupo Raízes D'África encenando os Lanceiros Negros
Quadro Lanceiro Negro Farroupilha que está no Museu de Bolonha-Itália

Nenhum comentário: