terça-feira, 18 de março de 2008

Formiguinhas corruptas!!!

Gente a olha o que saiu na Revista National Geographif:
As formigas sempre foram conhecidas pelo modelo de cooperação social, cujo trabalho em equipe para o bem da colônia é colocado acima de interesses individuais.
Mas, um estudo feito pelas Universidades de Leeds e Copenhagen revela uma nova face dos formigueiros. Ao analisar o comportamento desses insetos, os cientistas descobriram que a realeza é capaz de burlar o próprio sistema para gerar mais formigas rainhas, evitando uma prole de trabalhadoras inférteis. Os corruptos são os machos, que carregam o gene “real”.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores coletaram o DNA de cinco colônias de formigas-cortadeiras. Os resultados mostraram que as chances de uma formiguinha tornar-se uma futura rainha reprodutora dependiam de quem era seu pai.
Como, geneticamente, a população real é pequena em cada colônia, os cientistas relatam que esses machos espalharam, de forma sutil, seus espermas em diferentes formigueiros para que as trabalhadoras não desconfiassem. Caso um número expressivo de formiguinhas se tornassem rainhas em uma mesma colônia, as operárias poderiam se voltar contra a família real.
“Quando estudamos insetos como abelhas e formigas, a primeira impressão é de que vivem em uma sociedade justa”, diz o biólogo Bill Hughes. “Mas, quando observamos com mais atenção, é clara a existência de conflito e corrupção. É óbvio que a sociedade humana é o principal exemplo disso. Pensava-se que as formigas fossem exceção, mas nossas análises genéticas provaram que no formigueiro também há corruptos, principalmente na família real”, completa.

Até as formiguinhas não se salvam deste mal que assola os humanos!!! Quem imita quem?

Nenhum comentário: