sábado, 22 de setembro de 2007

Agência Canadense apóia projetos no Brasil

A Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (CIDA/ACDI) é o orgão do governo federal do Canadá responsável pelo planejamento e implementação do apoio ao desenvolvimento internacional. A função da CIDA é apoiar o desenvolvimento sustentável em países em desenvolvimento com o objetivo de reduzir a pobreza e contribuir para um mundo mais seguro, equitativo e próspero.
Após a Reunião da Cúpula do Milênio, o Canadá declarou seu compromisso de trabalhar em parceria com outras fontes internacionais para contribuir para as Metas de Desenvolvimento do Milênio (MDM):
Erradicar a pobreza extrema e a fome;
Alcançar a universalização da educação primária;
Promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres;
Reduzir a mortalidade infantil;
Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças;
Assegurar a sustentabilidade ambiental;
Desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento.
A Agência dispõe de uma série de mecanismos para implementar seu programa:
- O MECANISMO BILATERAL representa a cooperação oficial entre Brasil e Canadá e tem objetivos e prioridades estabelecidas em conjunto pelo governo brasileiro e o canadense.
- O MECANISMO INTER-INSTITUCIONAL que apóia o trabalho de entidades canadenses junto às congêneres brasileiras, incluindo universidades, ONGs, empresas, etc.
- O MECANISMO MULTILATERAL que injeta recursos financeiros em diversos organismos multilaterais ativos no Brasil, como UNICEF, PNUD, Banco Mundial e outros.Nos últimos anos, o investimento anual da Agência no Brasil tem girado em torno de 28 milhões de dólares canadenses, sendo 5 milhões do mecanismo bilateral, 6 milhões do mecanismo inter-institucional e o restante das contribuições da CIDA a diversos organismos multilaterais atuantes no Brasil. Programa Brasil-Canadá de Intercâmbio de Conhecimentos para a Promoção da Eqüidade (PIPE)
Fonte Revista Terceiro Setor

Nenhum comentário: