terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Turismo Sustentável

Me chamou a atenção, pois é desse tipo de turismo que precisamos, talvez se ele fosse implantado em Angra dos Reis, a tragédia não teria acontecido.
Lendo o site da Ashoka, me deparei com este texto, que reproduzo abaixo:

Na Associação Acolhida na Colônia, Thaise Guzzatti desenvolve um modelo de agro-turismo com base na articulação entre pequenos agricultores e parceiros locais e organizado em redes territoriais capazes de promover importantes transformações sociais, econômicas e ambientais. A metodologia criada por Thaise fortalece a agricultura familiar e estimula a economia, ao criar um novo tipo de negócio rural que gera emprego e renda e se amplia para outras regiões, em uma verdadeira rede de agro-turismo sustentável.

A Acolhida na Colônia reúne agricultores familiares interessados em desenvolver um trabalho paralelo às suas atividades rotineiras na agricultura e na pecuária, criando uma nova fonte de emprego e renda que atrai principalmente mulheres e jovens. O seu modelo faz com que as famílias envolvidas apóiem umas às outras e compartilhem produtos e serviços com vistas ao desenvolvimento de um turismo local e comunitário. Por outro lado, a interação entre as famílias de agricultores, que se comprometem a obedecer a uma série de normas, e os visitantes, valoriza os valores e tradições da vida no campo e cria a possibilidade de novos compromissos e novas relações comerciais.

A paixão pela natureza fez Thaise se recusar a gerir o negócio do pai, no interior de Santa Catarina, e seguir o curso de agronomia. De início decidida a se dedicar à produção de flores, mudou o rumo de sua carreira depois de um estágio na casa de uma família de agricultores que vivia da criação de suínos. As pesquisas sobre indústrias rurais de pequeno porte e uma visita para conhecer experiências de turismo rural na França fizeram com que decidisse propor um novo modelo de agro-turismo a ser desenvolvido em Santa Catarina, onde acabou por fundar, com um grupo de agricultores, a Acolhida na Colônia.


Thaise já implementou o seu trabalho em 32 municípios de Santa Catarina e articula a sua replicação nos estados de Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro. O seu projeto é ampliar ainda mais essa ação no Brasil e em outros países da América Latina por meio da Rede de Turismo Solidário e da articulação com o poder público com vistas à elaboração de políticas para o setor.

Nenhum comentário: