terça-feira, 12 de agosto de 2008

Atlas da economia solidária

Eu usei e adorei, com ele fiquei sabendo por exemplo, qual a quantidade aqui na minha região de produtores de alface orgânica, aplicação de fuxico, de fubá de milho, tem várias acategorias e é bem completo.
Disponível para consulta no site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Lançado no dia 04 de julho, o documento apresenta informações atualizadas pelo mapeamento realizado até 2007.O Atlas foi desenvolvido pela Coordenação Geral de Informática do MTE juntamente com o Departamento de Estudos e Divulgação da Secretaria Nacional de Economia Solidária. Por meio do Atlas, é possível elaborar tabelas, mapas e gráficos com os dados contidos no Sistema, além de poder manipular os mapas com relação a cores, faixas de classe de dados, entre outros.São informações sobre 21.859 empreendimentos econômicos solidários nos municípios, estados, em regiões, microregiões, mesoregiões, territórios de cidadania e nacional.
O usuário do Atlas poderá obter informações sobre a quantidade de empreendimentos, ano de criação, atividades econômicas (produtos e serviços), comercialização, crédito e finanças, autogestão e compromisso social e ambiental, entre outras.
Para utilizar o Atlas, é importante que o usuário leia as informações no "Manual do Usuário" na opção Ajuda, além de instalar os programas necessários para o adequado funcionamento. Além disso, o usuário poderá fazer cursos de capacitação da ferramenta Tabwin, responsável pela construção de mapas, acessando a aba "UNIVERSUS". Poderá também ter acesso a um documento sobre estatística acessando a aba "ESTATÍSTICA", ou poderá baixar os arquivos da ferramenta Tabwin na aba "TABWIN". Os dados coletados pelo mapeamento alimentam o Sistema Nacional de Informações em Economia Solidária (Sies), que registra e identifica todas as informações sobre os empreendimentos econômicos solidários e entidades de apoio, assessoria e fomento à economia solidária no país. As atividades são de produção de bens, prestação de serviço, fundos de crédito, comercialização ou de consumo solidário. As entidades com características solidárias ainda podem participar informando seus dados no sistema.
Fonte: Blog da Claudia

Nenhum comentário: