quarta-feira, 14 de maio de 2008

Pangea day

Mudar o mundo através do poder dos filmes, esta foi a proposta do projeto Pangea, que foi ao ar no domingo. O projeto foi idealizado por Jehane Noujaim, diretora de Control Room – documentário que discute a atuação do canal de notícias árabe Al JAzera durante a invasão do Iraque, ao mostrar a versão da história que as redes americanas não mostraram.
Eu assiti às 4 horas de programação, foram mostrados filmes realizados em todo o mundo, inclusive alguns realizados por amadores com os celulares da Nokia, que foi a grande patrocinadora do evento. O grande tema dos filmes foi a paz no mundo, a convivência harmônica dos povos, e que a solução dos conflitos existentes é através do diálogo.
Foi bastante comovente alguns trechos onde aparecerem judeus e palestinos juntos, discutindo formas de mostrar á todos que o diálogo ainda pode ser o melhor caminho para acabar com qualquer forma de guerra. Entraram no palco de mãos dadas uma israelense e um palestino, ambos haviam perdido familiares na guerra, mas mesmo assim acreditavam firmemente que a Paz vem da conversa e não do conflito direto. Sem contar nos pequenos filmes que mostraram realidades duras.
Bom eu realmente gostei do que vi. No outro dia, vendo o Canal 15, me deparei também com uma série de curtas brasileiros, feitos na década de 80 falando principalmente da pobreza. Então, na verdade os filmes tem sim o poder de mudar, no momento em que eles são vistos por milhares de pessoas, enquanto continuar sendo assistido apenas pela comunidade cultural, sem chegar nas grandes massas infelizmente sua mensagem não será passada.
Estou tentando ver se acho disponível na internet alguns dos filmes que foram passados pelo Pangea para colocar aqui.

Um comentário:

Andréia Lino disse...

Blogagem coletiva em Defesa da Criança - Dias 18 e 25 de maio - Eis o convite:
O Blog Diga Não À Erotização Infantil e a Comunidade Diga Não À Pedofilia convidam todos os blogs e sites amigos da criança a participarem de duas blogagens coletivas nos dias 18 e 25 de maio.

aguardo sua participação no MUNDO A FORA

participe!

sucesso