terça-feira, 4 de março de 2008

8 DE MARÇO

Continuando com as news sobre mulheres, segue a notícia que li no Adital:
Na Bolívia, 7 de cada 10 mulheres sofreram algum tipo de violência, das quais 65% sofreram violência sexual, mais da metade foram vítimas de seus companheiros, ou esposos, e quase todas foram violadas dentro de suas casas e não nas ruas como se poderia acreditar.
Pior ainda: dos casos de violência sexual que são denunciados, 77% se perde entre a Brigada de Proteção à Família e na entrada junto ao Poder Judicial.
Só 11,04% dos casos recebem resposta do Juiz de Família e 0,04% recebem resposta da via penal e dos casos rechaçados por suspensão no Ministério Público, 40% correspondem a delitos sexuais.
Muitas pessoas, organizações e instituições na Bolívia, conscientes desse problema, desenvolveram ações isoladas de prevenção, detenção, educação e atenção a casos de violência sexual. Foi a partir das recomendações do "Seminário Nacional de Abordagem da Violência Sexual", realizado em março do ano passado, que se identificou a necessidade de formar um Comitê Nacional que estabeleça e dê continuidade às políticas nacionais orientadas para prevenir e erradicar a Violência Sexual em ações coordenadas.

Para dar mais efetividade às ações foi inaugurado o diretório do Comitê, na terça-feira 12 de fevereiro, em instalações do centro Auditorium às 17h30. O ato teve a participação de destacadas autoridades da Defensoria Pública, do Ministério da Saúde e Esportes, do vice-ministério de Segurança Cidadã, do Comando Geral da Polícia, Ipas - Bolívia, Marie Stopes: Bolívia entre outros.

Nenhum comentário: