quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Seminário Aborda a relação Índio e o Meio Ambiente

- Demonstrar que ecologia, cultura indígena e cidadania se completam
O ITA-PRODIGI - Instituto Nacional para a Preservação da Cultura Indígena e do Meio Ambiente realizará, nesta quinta-feira, 29 das 9h às 17h o seminário Cultura Indígena e o Meio Ambiente, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí / SP/SP).
Organizado pelo Instituto, com o apoio da Câmara Municipal, o evento contará com a presença de caciques, ambientalistas, governos, empresas socialmente responsáveis e representantes indígenas. "O objetivo é o de produzir propostas para a segurança alimentar, nutricional e a sustentabilidade dos povos em seus territórios", afirma a presidente do Instituto, Ita Venâncio."O índice de desnutrição infantil ainda é gritante, e a sustentabilidade dos povos está em risco pela ausência de condições de sobrevivência em suas terras", aponta um dos palestrantes do evento, o ex-cacique terena Rubens, da aldeia de Mato Grosso. “O homem branco não tem meio ambiente, ele inventa, cria e muda, e o que estamos ingerindo? Agrotóxicos, vacinas e químicas proibidas”, desabafa o cacique cafuzo Robson Miguel, que abrirá o evento tocando o Hino Nacional em guarani, e falará sobre o ‘Impacto Ambiental com Foco na Cultura Indígena’. A esposa dele, a índia Tikuna We’e’na, também irá compor a mesa.
Segundo o índio Karai Popyguá, da aldeia do Pico do Jaraguá, em São Paulo, a sobrevivência do índio está completamente ameaçada por falta de projetos que permitam produzir nas terras. A proposta do evento é a de debater o modo de vida sustentável de forma ecológica numa intervenção racional na natureza, sem esgotar seus recursos, demonstrando que a ecologia, a cultura indígena e a cidadania se completam num exercício de respeito mútuo.
Mais informações, ligue para (11)2296-3023 / 2026-2286 / 9324-8686 agito_cultural2@yahoo.com.br.
Font Pauta Social

Nenhum comentário: