quarta-feira, 28 de novembro de 2007

CONGRESSO DO SINTAEMA ACONTECE NOS DIAS 6 E 9 DE DEZEMBRO

Passados três anos, os trabalhadores de saneamento e meio ambiente voltam a se reunir para discutir temas de relevância nacional e internacional no 6º Congresso do Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo), que acontece entre os dias 6 e 9 de dezembro, na cidade de Atibaia, interior de São Paulo.
Assuntos como as conjunturas internacional, nacional e estadual, saneamento ambiental, meio ambiente e a situação do sindicalismo no Brasil, entre outros. O congresso também aprovará uma plataforma política a ser defendida pela entidade e pelos(as) trabalhadores(as) do setor nos próximos três anos.
Uma novidade é a ampliação das discussões, com a inclusão de temas como a situação das mulheres no mercado de trabalho e sua atuação na vida política e sindical, as formas de discriminação por raça ou opção sexual, além da condição das portadoras e portadores de deficiência - para os quais o documento que servirá de base para o debate propõe formas de contribuição do sindicato.
O documento também aponta os desafios para o setor de saneamento ambiental. De acordo com o presidente do Sintaema, Helifax de Souza, após a aprovação da Lei de Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico (11.145/2007), agora é preciso trabalhar pela sua regulamentação. "A Lei, se bem aplicada, será fundamental na ampliação dos níveis de cobertura dos serviços de saneamento no país e no nosso Estado", ressalta.
A gravidade das conseqüências do aquecimento global e a crítica situação do meio ambiente no Brasil também farão parte dos debates. Além de denunciar práticas que têm contribuído para o avanço da emissão de gases de efeito estufa e para o desmatamento da Amazônia, o documento descreve ações e políticas necessárias para reverter o quadro atual. Destaca ainda a importância dos biocombustíveis para mudar esse cenário de degradação ambiental.
Fonte Pauta Social

Nenhum comentário: