terça-feira, 9 de outubro de 2007

Projeto de coleta de óleo de cozinha usado

Esta é uma boa iniciativa, pois geralmente e infelizmente o óleo de cozinha acaba sendo jogado na pia e vai acabar na rede de esgoto. A algum tempo eu li a respeito e vi que algumas pessoas estavam "guardando" o óleo usado em garrafas pet e depois doando a alguém que recolhesse. Eu comecei a fazer isso, ainda não enchi uma garrafa, mas é porque não faço muito fritura! Aqui na minha cidade existem locais que você leva óleo. No final do post eu cito alguns.
Segue alguns trechos do artigo que li no Ambiente Brasil:
- Cuidar do meio ambiente e gerar empregos. Essa é a proposta da Ecobras – Eco Brasília Diesel -, empresa privada que produz biodiesel a partir do óleo de cozinha usado e impróprio para consumo.O projeto “Óleo Usado, Doação Inteligente” pretende dar um destino bem mais adequado ao produto do que a rede de esgoto do Distrito Federal. A produção de biodiesel também se tornou uma necessidade, já que a partir de janeiro de 2008, a legislação federal prevê que todo óleo diesel vendido em território nacional tenha a adição de 2% de biodiesel. Atualmente, a empresa tem convênio com 1400 dos 10 mil restaurantes do Distrito Federal, que doam o óleo em troca de mídia veiculada na Ecobras Bionews. As empresas que aderem passam a ser parceiras e recebem um certificado ambiental.“Essa é a primeira fase do projeto. O próximo passo será a adesão de indústrias, hotéis, condomínios e residências”, disse a AmbienteBrasil Osvaldo Ricci, diretor de marketing da Ecobras.Com a coleta em residências, Osvaldo acredita que a participação de catadores de lixo será fundamental. Eles funcionarão como o elo entre a empresa e as donas-de-casa. Atualmente a coleta é feita por funcionários da Ecobras, mas os catadores de Brasília e entorno, organizados em cooperativas, serão capacitados para coletar e refinar o óleo antes de vender para a empresa. A expectativa é que essa atividade gere renda para onze mil catadores. A Ecobras vai inaugurar a primeira usina de biodiesel a partir de óleo vegetal usado do Distrito Federal em fevereiro de 2008. O terreno, com 20 mil metros quadrados, foi cedido pelo governo do Distrito Federal no setor de indústrias de Ceilândia. Com total funcionamento da usina, espera-se que a coleta quinzenal de óleo salte dos 3500 litros atuais para 30 mil litros. Com isso, 250 empregos diretos devem ser gerados. Em uma outra fase do projeto, em meados de 2009, o biodiesel também será produzido através de grãos. -
Endereços em Porto Alegre : Centro : Avenida Mauá, 158 ;Rua da República,711; -Humaitá : Rua José Aluisio Filho, 780 : IAPI – Avenida Assis Brasil,1715 ;Nordeste : Rua Dom Jaime de Barros Câmara, 815; Porto Seco: Avenida PlínioKroeff, 752

Um comentário:

Carlos Venturelli disse...

Olá Bel

Obrigado pelas palavras estimulantes.
Quando você adiciona um blog aos seus favoritos, automaticamente você aparece como fã deste. Com certeza seu avatar aparece na minha lista de fãs. Parece que vc acedeu ao meu blog desde o BlogBlogs, se é assim, basta com clicar o coraçãozinho que aparece no lado esquerdo do http do blog e este blog aparece como seu favorito e vc aparece como fã.
Eu também sou novo nisso. No principio eu estava ficando louco porque clicava um montão de vezes no http do blog e não aparecia como fã, até que descobri que tem que clicar justo encima do coraçãozinho.
Eu também gostei do seu blog. Na Blogosfera pouca gente se preocupa pela cultura e por problemas sociais, a maioria só quer ganhar dinheiro. Eu também gostaria de ganhar dinheiro, mas o meu principal objetivo é informar aos brasileiros residentes em Maiorca sobre o que acontece no Brasil e também animar os brasileiros do Brasil a ser solidários e a valorizar a nossa cultura mais autentica. É pena que não posso, por motivos de trabalho estar o dia inteiro buscando informações. Faço o que posso.
Te recomendo o blog do Rafael Reinehr - http://reinehr.org. Rafael é um médico brasileiro muito comprometido com as causas sociais, eu o chamo endocrinoideologista.

Um abraço
Estou à sua disposição.

Carlos Venturelli
http://brasileirosdemallorca.blogspot.com