segunda-feira, 30 de julho de 2007

Racismo - L'oreal/Garnier

L'oreal/Garnier, condenada por racismo, pela corte francesa poe excluir de seus eventos e campanhas publicitárias "mulheres de cor". A multa foi de 30 mil euros e foi também imposta para a empresa de comunicação, que ainda teve um de seus diretores com a prisão decretada. A autoria da denúncia foi da ONG francesa SOS Racisme, em 2000 e somente agora veio a condenação. Foi dito nos depoimentos que a empresa barrava mulheres que se parecem marroquinas, alegerianas da Tunisia, ou de outros países da África.

Abaixo segue a opinião retirada do Blog da DENISE ARCOVERDE ( Blog Sindrome de Estocolmo), que tambem reflete a minha. E também uma informação sobre a empresa Nestle, prá quem não sabe a Denise trabalha com ONG de aleitamento materno. Bom informação sempre é bem vinda.

Nós, brasileiros e brasileiras não temos o hábito de usar o boicote a empresas como um instrumento de protesto e transformação. Acho que pode ter a ver com nossa baixa auto-estima enquanto consumidores, não acreditamos que temos força pra mudar nada e sempre achamos que o nosso boicote não vai ter nenhum efeito - se ninguém faz, por que vamos fazer? - estamos acostumados a tudo continuar, sempre, na mesma.
O boicote à Nestlé (que está completando 30 anos!) não é em vão. Essa empresa tem sido considerada uma das piores empresas do mundo, também por práticas como trabalho escravo na Costa do Marfim e propagandas anti-éticas , que mostra crianças fazendo caretas e empurrando pratos com comidas saudáveis, verduras, frutas, para depois aparecer felizes e satisfeitas com o Nesquick (algo como o Nescau no Brasil).
Eu sempre boicotei apenas a Nestlé mas, agora, decidi evitar totalmente também os produtos da L'Oréal. Existem ótimos substitutos, por que comprar produtos de uma empresa que é confirmadamente racista, como essa?
ps.: Não por acaso, a Nestlé detém quase um terço das ações da L'Oreal
.
(Denise Arcoverde- Blog Sindrome de Estocolmmo)

Um comentário:

Sidnei Schneider disse...

Oi, só pra dizer que dei uma olhada no teu blogue. Legal, parabéns. Abraço