quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Ablação e.... Bush

Uma menina de 13 anos morreu após uma operação de remoção do clitóris no norte do Egito. É a primeira vítima anunciada desde junho, quando o governo do país proibiu a prática, informou, neste sábado (11), o jornal oficial "Al Ahram". Segundo o jornal, a menina, identificada como Karima Rehim Said, era do povoado de Abu Hamar, na província de al-Garbiya, no noroeste do delta do Nilo. Após a morte, as autoridades fecharam a clínica onde ela havia sido operada e iniciaram uma investigação. Fontes do Ministério da Saúde egípcio acham que a razão da morte da garota pode ter sido uma dose errada de anestesia na operação, devido à ausência de um especialista, acrescentou o jornal. O governo egípcio proibiu definitivamente a ablação (remoção) do clitóris em junho, depois de uma menina de 12 anos morrer durante uma operação de mutilação genital em circunstâncias parecidas. Calcula-se que 90% das egípcias em idade fértil sofreram a operação. Mas as campanhas governamentais dos últimos dez anos conseguiram baixar a percentagem, segundo fontes oficiais. A ablação é uma prática comum nos países da margem do Nilo desde tempos faraônicos. Ela não está relacionada com o Islã nem com o Cristianismo, embora as duas religiões tenham aceitado o costume durante séculos como meio de controle sexual e social.


Meio Ambiente

Reunião proposta por Bush para 27 e 29 de setembro em Washington. O encontro de Washington pode abrir as portas para que os Estados Unidos participem de um acordo global sobre emissões no futuro, depois de rejeitar o Protocolo de Kyoto. Brasil - "Reunião Ministerial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sutentável - Desafios de Governabilidade" foi convocada pelo Brasil, que convidou ao Rio países tidos como os de maior atuação no tema. A ministra brasileira do Meio Ambiente, Marina Silva, disse na terça-feira que as fontes de financiamento continuam sendo o principal entrave às discussões sobre o desenvolvimento sustentável e o meio ambiente, ainda que tenha havido algum avanço.
http://www.estadao.com.br/


CULTURA –
Desde 05 de setembro até dia 09 Olinda sedia a 4ª Mostra Internacional de Música em Olinda – Mimo - que esse ano vem com nomes de peso, como o violoncelista pernambucano Antônio Meneses, um dos cinco melhores instrumentistas do mundo e o pianista vietnamita Dang Thai Son, especialista em Chopin.
Paralelo aos concertos, a Mimo une a música ao audiovisual em uma mostra de filmes documentários que inclui Cartola (de Lírio Ferreira e Hilton Lacerda) Brasileirinho (de Mika Kaurismäki), Fabricando Tom Zé (de Décio Matos Jr.), Diário de Naná (de Paschoal Samora), e Elifas Andreato, um artista brasileiro (de João Rocha). Fonte JC OnLine


Nenhum comentário: