terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Cinema


Gente, estou um pouco atarefada, então segue na integra o texto, tirado lá do site do Minc.

As salas comerciais estão em apenas 8% do território brasileiro e a maioria dos filmes produzidos no país permanecem inéditos para grande parte da população. Na tentativa de transformar esse cenário, o Ministério da Cultura e a Secretaria do Audiovisual, por meio do Programa Cine Mais Cultura lança, pretende descentralizar as salas de Cinema no território nacional e estimular a exibição de obras audiovisuais brasileiras. No Pará, as inscrições estão abertas até o dia 22 de janeiro.

Através de editais e parcerias diretas, a iniciativa disponibiliza equipamento Audiovisual de projeção digital, obras brasileiras do catálogo da Programadora Brasil e oficina de capacitação cineclubista, atendendo prioritariamente periferias de grandes centros urbanos e municípios, de acordo com os indicadores utilizados pelo Programa Territórios da Cidadania. Os kits de equipamentos serão concedidos em forma de comodato e após o período de dois anos, se a organização estiver dentro dos padrões estabelecidos para a manutenção do cineclube, o kit passará a ser de propriedade da organização.

INSCRIÇÕES

No Pará, o Projeto está com inscrições abertas até o dia 22 de janeiro de 2010. O edital estadual vai selecionar 35 organizações não governamentais e sem fins lucrativos, com Investimento total de R$ 525 mil - 66% recursos federais e 33% contrapartida do Estado. “O Brasil inteiro tem uma grande deficiência de equipamentos culturais como museus, galerias, cinemas. A exibição de filmes para a grande maioria das pessoas está limitada à TV aberta. A produção nacional não é vista pelo grande público. Além de permitir o acesso às obras nacionais, esse Projeto pretende ainda desencadear um processo de formação de plateia e incrementar a cadeia produtiva de Cultura”, diz o Diretor de Cultura da Secult, Carlos Henrique Gonçalves. Ele garante que as 35 iniciativas serão distribuídas entre as 12 regiões de integração do Estado, para que o Projeto possa abranger o maior número de pessoas. “É uma ação importante que assegura o acesso à Cultura, entretenimento e lazer”, completa o diretor.

SÓ NACIONAIS

As iniciativas contempladas são obrigadas a exibir filmes nacionais em percentual não inferior a 60% de todo o acervo anual apresentado no Cine e a paraense não inferior a 10% do total nacional, ficando a Secult responsável pela disponibilização das obras paraenses que não façam parte do catálogo da Programadora Brasil, em sessões com frequência semanal, que poderão ter ou não cobrança de ingressos. “É fantástico, pois descentraliza a Cultura audiovisual das capitais e livra dos preços caros dos cinemas comerciais”, lembra João Inácio.

Os projetos serão avaliados por técnicos da Secult e do Minc, por membros da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas - Pará e um representante da sociedade civil organizada de interesse do Concurso (Ponto de Cultura que atue na área de Audiovisual) designados pela Coordenação da ação Cine Mais Cultura e pela Secult.

INFORMAÇÕES

O edital estará disponível nas páginas eletrônicas do Programa Mais Cultura, da ação Cine Mais Cultura, da Programadora Brasil, dos Territórios da Cidadania, da Secretaria de Estado de Cultura do Pará e do Governo do Estado do Pará.

O EDITAL FORNECE

1 Tela para projeção tipo persiana, formato vídeo 4/3,

1 projetor multimídia com luminância: 2.500 ANSI Lumens;

1 aparelho leitor de DVD

1 Mesa de som 4 canais

2 Caixas não amplificadas - potência de 150 watts RMS

1 Subwofer - Potência de 300 watts RMS

2 dutos

02 Amplificadores de Potência

Kit de Cabos para sinal de áudio e vídeo

1 Microfone sem fio duplo - alcance de 150 metros.

(Diário Online)

Nenhum comentário: