terça-feira, 11 de agosto de 2009

Centro de Referência Cigana do Brasil

O primeiro Centro de Referência Cigana do Brasil foi inaugurado semana passada, na cidade de Sousa, na Paraíba. Trata-se do Centro Calon de Desenvolvimento Integral (CCDI), uma ação coordenada pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir-PR), que conta com o apoio do Ministério da Cultura.
Situado no semiárido paraibano, a 430 km da capital João Pessoa, Sousa é um dos municípios nordestinos com grande presença cigana. São cerca de 600 pessoas pertencentes ao grupo Calon, uma das etnias existentes no país, e que darão nome ao Centro. O CCDI funcionará como um espaço multiuso, destinado ao fortalecimento do processo de organização da população cigana, visando a valorização cultural, a consolidação da cidadania e o estímulo ao desenvolvimento socioeconômico dessas comunidades.
Durante a inauguração, o secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do MinC, Américo Córdula, fará o anúncio do lançamento da segunda edição do Prêmio Culturas Ciganas, que este ano será realizado em parceria com a Seppir-PR e com o Ministério da Saúde.
Com recursos totais de R$ 300 mil, o concurso premiará com R$ 10 mil as 30 melhores iniciativas apresentadas por pessoas físicas, comunidades/grupos pertencentes a quaisquer clãs ou etnias ciganas.

Fonte: Minsiterio daCultura

Nenhum comentário: