quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Boa dica de Verão - Visite Museus

Durante o mês de janeiro, a maioria dos museus brasileiros prepara programações culturais especiais para atender aqueles que estão de férias do trabalho ou da universidade. Entre as opções aparecem cursos e oficinas de curta duração, além de exposições sobre os mais variados assuntos.
A gama de oportunidades é maior no eixo Rio - São Paulo. Para quem está na capital paulista, é possível conferir a mostra "China: Construção - Desconstrução", que está em cartaz no MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), até o dia 15 de fevereiro.
O MAM-SP (Museu de Arte Moderna de São Paulo) também abre suas portas para a exposição "Atenção: Estratégias para perceber a arte". Sob a curadoria do professor de história da arte da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), Cauê Alves, a mostra aborda as implicações da arte como mediação entre o homem e o mundo. As visitas podem ser realizadas até 22 de março.
No Rio de Janeiro, entre as diversas alternativas, está a mostra "Paisagens Neuronais". O evento, que reúne 70 fotografias e desenhos que ilustram a evolução do conhecimento do sistema nervoso, fica em cartaz na Casa da Ciência da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) até 15 de fevereiro.
As atividades culturais, no entanto, não estão restritas à região Sudeste. A Bahia, por exemplo, receberá, entre 21 de janeiro e 13 de fevereiro, a exposição "O que é o Teatro?". A iniciativa, inédita no Brasil, é resultado da parceria entre o Ministério da Cultura de Portugal e a Fundação Cultural do Estado da Bahia.
A capital baiana também será palco da mostra do fotógrafo e publicitário Sérgio Guerra, intitulada "Mwangole - Gente de Angola". A exposição ficará em cartaz na Galeria do Olhar, em Salvador, até o próximo dia 7 de fevereiro de 2009. A entrada é gratuita.
No Sul, entre 16 e 31 de janeiro de 2009, o Santander Cultural irá promover o 6º encontro público com o cinema brasileiro. Na programação diária, o público irá encontrar mostras de cinema com sessões comentadas. São 23 longas e cinco curtas.
Fonte Universia

Nenhum comentário: