segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Festival de Cultura Popular


IV Festival Brasília de Cultura Popular, a ser realizado de 11 a 14 de setembro, no Complexo da Funarte (Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural, Lote 2 - entre a Torre de TV e Centro de Convenções).
A abertura se dará na próxima semana (quarta-feira, dia 11), às 20h, no Teatro Funarte Plínio Marcos, com uma homenagem a Dona Elizene-Cacuriá Filho Herdeiro, seguida de apresentação do grupo Cavalo-Marinho Boi Pintado, de Pernambuco.
Com o apoio do Ministério da Cultura, essa quarta edição do Festival está ligada ao Cerrado e à diversidade cultural candanga, representando a consolidação de um evento voltado para a valorização das culturas tradicionais no Distrito Federal e dos costumes de sua população. É uma celebração de seus personagens, reunidos em uma festa singular que reverencia figuras e seres fantásticos como a caliandra, o elefante da tromba d’água, o gavião, o lobo guará e o calango voador, para citar alguns dos elementos que povoam o incrível imaginário popular dos brasilienses.
Novidade - Este ano, também haverá uma exposição com os elementos da cultura popular brasileira, na qual serão exibidos mais de 100 acessórios - figurinos de personagens, bois, pandeiros, rabecas, tambores, arcos, dentre outros - propondo uma análise da identidade, semelhanças e diferenças dos objetos.

Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom esse blog, obrigada pela iniciativa de reunir e disponibilizar tantas informacoes interessantes para viabilizaçao de projetos culturais, ambientais, sociais.... valeu! :)