sábado, 15 de dezembro de 2007

Boicote a Nestlé???

Li lá no Síndrome a noticia abaixo, e isso faz pensar sobre a onde de empresa socialmente responsáveis que estão no mercado nos últimos anos. É preciso estar atento pra não ser só socialmente responsável nas campanhas publicitárias é preciso que as ONG tenham esta preocupação de não receber dinheiro de empresas que não estejam engajadas na missão da ONG, e pra isso INFORMAÇÃO. Aqui no Blog eu tento colocar informação do que anda acotencendo no terceiro setor e cultura, informo sobre editais, informo sobre os projetos apoiados, mas também acho necessário informar sobre estas questões para que quem ler e mesmo quem trabalha no terceiro setor possa se posicionar.
Na Inglaterra, o escritor Sean Taylor recusou um cheque oferecido pelo Prêmio Nestlé de Livros Infantis 2007, alegando "questões que envolvem as práticas de marketing da Nestlé de substitutivos de lei materno".
Numa cerimônia, na última quarta-feira, ele aceitou a indicação de melhor livro, escolhido em votação de milhares de crianças de escolas em toda Inglaterra mas afirmou: "'Quando um monstro nasce' é um livro que tem a ver com escolhas. Algumas dessas escolhas parecem mudar nossas vidas e algumas tiram a vida da gente. Espero que eu tenha feito uma dessas escolhas que mudam a vida. Eu decidi recusar o cheque e pedi que voltasse para onde veio"
O autor informou à organização do evento, Booktrust, que tomou essa decisão após consultar o grupo
Baby Milk Action, a Nestlé e uma outra autoridade com experiência na área, que prefere não se identificar.
Ele afirma que ainda que "muitas das atividades controversas da Nestlé aconteceram no passado e a indústria esteja dando alguns passos para melhorar suas práticas, ainda existe o risco de que os lucros sejam colocados à frente da saúde das crianças."
E acrescenta: "as ações de alguns dos funcionários (da Nestle), em campo, são inconsistentes com as políticas da companhia... por essas razões, eu não acho que a Nestlé é o patrocinador mais apropriado para um grande prêmio de livros para crianças"Em 2003,
Mandela recusou meio milhão de dólares da Nestlé, que seria doado para sua ONG que trabalha com AIDS e crianças, dizendo a Fundação para Crianças Nelson Mandela recusa a doação por causa da política agressiva da Nestlé de promover seus leites artificiais para mães com HIV/AIDS em detrimento à amamentação.

Nenhum comentário: