quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Lei do Aprendiz

Vocês conhecem a Lei do Aprendiz? Ela entrou em vigor em 2000, e é uma ótima ferramenta para quem trabalha com jovens, pois prevê a sua inserção no mercado de trabalho, remunerado! A ONG Atletas pela Cidadania, que tem em seus quadros, Ana Moser e Raí, em parceria com o Instituto Ethos, o GIFE e o Ministério do Trabalho e Emprego, lançou o Placar do Aprendiz, uma iniciativa em prol da empregabilidade de adolescentes.
Com base na lei n° 10.097/2000, conhecida como Lei do Aprendiz, o projeto tem o objetivo de dar visibilidade às empresas que cumprem a legislação e contratam jovens (de 15 a 24 anos) sem experiência, como aprendizes.
Atenção para este ponto: A abertura de postos para essa faixa etária é obrigatória para empresas com mais de 100 funcionários, em percentuais que variam de 5% a 15% do número de colaboradores efetivos.
“Ao contrário do que acontecia nas décadas de 80 e 90, quando o foco era a infância, atualmente existe uma preferência pela juventude, pois ela se tornou a caricatura dos males sociais, ao concentrar problemas nas áreas de emprego, saúde, educação e violência. Dois terços da população carcerária do país, por exemplo, estão nessa faixa etária”, explica o secretário-geral do GIFE, Fernando Rossetti.
Segundo um estudo do Banco Mundial (“A Juventude em risco no Brasil”), a População Economicamente Ativa (PEA) brasileira perderá cerca de R$320 milhões nos próximos dez anos se não investir nesse segmento da população. O mesmo levantamento mostrou também que os benefícios perdidos, decorrentes da baixa escolarização desse público, são de 755 milhões para cada geração (com base apenas no abandono escolar de 14% do alunado, de acordo com o Censo da Educação do Ministério da Educação). Informações no site: http://www.aprendizlegal.org.br/
Fonte Rede Gife

Nenhum comentário: