terça-feira, 23 de outubro de 2007

Tecnologia Solar para aquecimento de água

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) está construindo empreendimentos imobiliários populares utilizando a energia solar como tecnologia de aquecimento da água. A idéia é construir, até o final de 2008, cerca de 48 mil casas equipadas com painéis solares. A tecnologia barateia a construção dos imóveis, reduz a conta de energia elétrica dos moradores e ainda contribui para a sustentabilidade da vida no planeta, uma vez que não há emissões de gás carbônico provocadas pelo uso de energia elétrica no processo de aquecimento da água.
De acordo com o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), um chuveiro elétrico é responsável por 25% a 35% do gasto de eletricidade de uma casa e apresenta um consumo médio mensal de 120 kWh, considerando um chuveiro de 3500 W, com 40 minutos de uso por dia (quatro banhos diários de 10 minutos cada). Esse volume de energia elétrica, para ser produzido, lança cerca de 31 quilos de dióxido de carbono (CO2) na a atmosfera. Em um ano, essa emissão sobe para mais de 11 mil quilos, o equivalente à emissão de um carro movido a gasolina, com motor até 1.4 de potência, ao andar 72 mil quilômetros, ou percorrendo oito vezes todo o litoral brasileiro. Fonte Instituto Akatu
Então pessoal, quem ainda não se utiliza desta tecnologia, pode também fazer sua parte, ficando menos tempo no banho, trocando a potencia do chuveiro por outro de menor potencia. Confesso que aqui nos Estados do Sul é um pouco dificil porque faz muito frio, mas temos que dar um jeitinho. Então vamos lá cada um fazendo um pouquinho, dá um grande resultado.

Nenhum comentário: