quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Dia 15 de Setembro - Dia Mundial de limpeza de Rios e Praias

No próximo sábado, 15, mais de 250 km de praias, rios, lagos e lagoas do Brasil serão limpos por voluntários, e a expectativa é superar os 36 mil quilos de material recolhidos em 2006 no país.O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias foi criado internacionalmente em 1986 com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o problema do lixo no mar e é um dos mais bem sucedidos eventos voluntários do mundo. O evento é uma realização conjunta de universidades, escolas, associações de moradores, organizações não-governamentais (ONGs), empresas, governos e entidades voluntárias. No mundo, mais de um milhão de pessoas trabalham voluntariamente neste dia, também são realizadas diversas atividades em uma aula de Educação Ambiental que abrange todas as partes do mundo.
Os voluntários coletam, pesam, classificam e catalogam o que encontram em fichas padronizadas mundialmente. Estes dados ajudam vários países a buscar uma saída para o problema do lixo. Os dados recolhidos pelos coordenadores locais são enviados para o Centro de Conservação dos Oceanos (Ocean Conversancy) para análises estatísticas. Os resultados são enviados para ONU, que é responsável pela IOC (Comissão Intergovernamental Oceanográfica).
O apoio ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias está entre as iniciativas da Coca-Cola Brasil no programa de reciclagem "Reciclou Ganhou", que envolve cooperativas, fabricantes, escolas, associações de moradores e outras entidades.
Fonte: Pauta Social

Nenhum comentário: