sexta-feira, 21 de setembro de 2007

2º Encontro Nacional dos Povos da Floresta

Esta acontecendo...
em Brasília, o 2º Encontro Nacional dos Povos das Florestas, (fundada nos anos 80, a Aliança dos Povos da Floresta foi idealizada por Chico Mendes). que reunirá índios, seringueiros, ribeirinhos, pescadores, quebradeiras de coco e representantes de organizações da sociedade civil de todo o país. O objetivo é unificar e fortalecer a luta pela sustentabilidade dos povos tradicionais, que vivem na Amazônia e nos biomas caatinga, mata atlântica, cerrado, pampa e pantanal.
Os participantes discutirão temas que estão na ordem do dia, como mudanças climáticas, redução da pobreza entre os povos tradicionais, conservação da biodiversidade, e o Programa de Aceleração do Crescimento voltado para o desenvolvimento socioambiental. Também serão debatidas alternativas à implementação de políticas públicas, que assegurem a sustentabilidade dos povos que vivem nas florestas.
Mobilização – Segundo o coordenador-geral da Coiab, Jecinaldo Saterê-Mawê, a retomada da aliança significa a abertura do diálogo do movimento com os governos e a cooperação internacional. “Nas últimas duas décadas, cada entidade atuou individualmente, mas agora é preciso uma agenda unificada. As comunidades indígenas não aceitarão o modelo de desenvolvimento econômico que leva à miséria a população da Amazônia”, diz.
No sábado (22), haverá a mostra de arte e artesanato, que será aberta às 11 horas, no Jardim Zoológico de Brasília. No domingo (23), será feito um plantio de árvores, com o objetivo de neutralizar as emissões de carbono do encontro.
Informações: www.povosdasflorestas.org.br
Fone: (61) 3033.3418 e-mail: povosdasflorestas.org.br

Nenhum comentário: